top of page
  • Humberto e Cris Cavalcante

Diferença entre a soldadura Mig-Mag e Tig.



A soldadura é um processo essencial na união de produtos de metal. Existem vários tipos de soldadura, sendo a soldadura MIG-MAG e TIG duas das técnicas mais comuns. Embora ambas as técnicas utilizem um arco elétrico para fundir o metal, existem algumas diferenças significativas entre elas. Neste artigo, vamos discutir as diferenças entre a soldadura MIG-MAG e TIG.




MIG-MAG


A soldadura MIG-MAG (Metal Inert Gas / Metal Active Gas) é um processo de soldadura que utiliza um arco elétrico entre um arame de solda alimentado continuamente e a peça a ser soldada. O arco elétrico funde o arame de solda, que é transferido para a peça a ser soldada para formar a junta. Durante o processo de soldadura, um gás que pode ser inerte (como Argónio e Hélio ) ou ativo (CO2 ou misturas ativas) é usado para proteger o arco elétrico e o metal fundido contra a oxidação e outros contaminantes.

Uma das principais vantagens da soldadura MIG-MAG é que ela é um processo rápido e eficiente. É adequada para a soldadura de matais finos à matérias espessos com diversos passos, como aço, alumínio e aço inoxidável, e pode ser usada em várias posições de soldadura. A soldadura MIG-MAG é frequentemente usada na indústria automotiva, naval, estruturas e na fabricação de móveis.






TIG


A soldadura TIG (Tungsten Inert Gas) é um processo de soldadura que utiliza um eletrodo de tungstênio para produzir um arco elétrico que derrete o metal de base e o arame de solda. A diferença da soldagem MIG-MAG é que, no processo TIG, a vareta de solda é alimentado manualmente na junta de solda. Durante o processo de soldadura, um gás inerte (como Argónio ou Hélio) é usado para proteger o arco elétrico e o metal fundido.

Uma das principais vantagens da soldadura TIG é que ela é capaz de produzir soldas muito limpas e precisas. É adequada para soldadura de alta qualidade de metais finos, como alumínio, cobre e titânio, e pode ser usada em várias posições de soldadura. A soldadura TIG é frequentemente usada na fabricação de equipamentos aeroespaciais, na produção de tubulações, indústria petroquímica, industria alimentícia e na fabricação de componentes eletrônicos.




Diferenças entre a soldadura MIG-MAG e TIG


Embora ambas as técnicas de soldadura utilizem um arco elétrico, existem algumas diferenças significativas entre elas.


* Alimentação do arame: Na soldadura MIG-MAG, o arame de solda é alimentado continuamente por uma tocha de solda. Na soldadura TIG, a vareta de solda é alimentado manualmente.

* Velocidade de soldadura: A soldadura MIG-MAG é geralmente mais rápida do que a soldadura TIG, pois o arame de solda é alimentado continuamente e o processo é semi automatizado.



Podemos destacar que o treinamento de novos soldador na soldadura Tig ,exige mais horas que no processo Mig-Mag, devido ser um técnica que requer mais habilidades.


Se você se interessou por aprender mais sobre soldadura ou quer aprimorar suas habilidades como soldador, a CST é o lugar certo para você. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, nossa escola de solda oferece cursos de soldagem MIG/MAG, TIG, eletrodo revestido, corte plasma,


entre outros. Contamos com uma equipe de instrutores qualificados e equipamentos de última geração para garantir uma experiência de aprendizado.


Além disso, oferecemos serviços de certificação de soldadores, proporcionando a você a oportunidade de se destacar no mercado de trabalho.


Não perca a chance de vir conhecer a escola de soldadura CST, e se tornar um profissional de soldadura de excelência.


Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos cursos e serviços. Estamos prontos para te receber de braços abertos!


Somos da cidade da Maia, Porto, Portugal e atendemos soldadores de todo o mundo.

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page